Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Administração de Sistemas de Informação - ASI



As empresas estão se tornando empresas conectadas em redes. A Internet e as redes de tipo Internet dentro da empresa (intranets), entre uma empresa e seus parceiros comerciais (extranets) e outros tipos de rede se tornaram a principal infra-estrutura de informática de muitas organizações. Essas redes de telecomunicações permitem a gerentes, usuários finais, equipes e grupos de trabalho trocarem eletronicamente dados e informações em qualquer parte do mundo com outros usuários, clientes, fornecedores e parceiros de negócios. Com a utilização de tais redes, as empresas podem:
• Colaborar de modo mais criativo
• Gerenciar suas operações e recursos de modo mais eficaz
• Competir com sucesso na atual economia global em rápida transformação.
Muitas organizações hoje não poderiam sobreviver sem uma diversidade de redes conectadas ao computador para servir suas necessidades de comunicações e processamento de informação. A figura abaixo demonstra uma típica relação envolvendo a Internet, intranet e extranet contemplando: B2B, B2C e B2E.


Sistemas de e-Business Interfuncionais
O crescimento explosivo da Internet e das tecnologias e aplicações a ela relacionadas está revolucionando o modo de operação das empresas, o modo como as pessoas trabalham e a forma como a tecnologia da informação apóia as operações das empresas e as atividades de trabalho dos usuários finais.
As empresas estão se tornando empreendimentos de e-business. A Internet e as redes similares a ela – dentro da empresas (intranets), e entre uma empresa e seus parceiros comerciais (extranets) – têm se tornado a principal infra-estrutura de tecnologia da informação no apoio às operações de muitas organizações. Empreendimentos de e-business dependem de tais tecnologias para:
• Reestruturar e revitalizar processos de negócios internos.
• Implementar sistemas de e-commerce entre as empresas e seus clientes e fornecedores.
• Promover a colaboração entre equipes e grupos de trabalho da empresa.

Sistemas Empresariais Interfuncionais:
Muitas organizações estão utilizando a tecnologia da informação para o desenvolvimento de sistemas empresariais interfuncionais que transpõem os limites tradicionais das funções organizacionais a fim de reestruturar e melhorar os processos de negócios vitais de toda a empresa. Tais organizações encaram os sistemas interfuncionais como um método estratégico de utilização da TI para compartilhar recursos de informação e melhorar a eficiência e a eficácia de processos de negócios, auxiliando, assim, uma e-business a atingir seus objetivos estratégicos. Os sistemas de informação geralmente são compostos por combinações integradas de sistemas empresariais interfuncionais. Tais sistemas apóiam processos empresariais, tais como:
• Desenvolvimento do Produto
• Produção
• Distribuição
• Gerenciamento de pedidos
• Apoio ao cliente
• Recursos Humanos

Empreendimento de e-business
Um empreendimento interconectado de e-business cuja estrutura organizacional e papéis foram reestruturados para ajudá-lo a se tornar flexível, ágil, focalizado no cliente, líder voltado para o valor no e-commerce.
e-Business: Utilizando a Internet, intranets, e extranets como plataforma de TI para operações empresariais internas, comércio eletrônico e colaboração empresarial.
O e-business é definida como o uso de tecnologias de Internet para interconectar e possibilitar processos de negócios, e-commerce, comunicação e colaboração dentro de uma empresa e com seus clientes, fornecedores e outros depositários do negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário