Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CAD-CAM




O acrônimo CAD (Computer Aided Desing - Projeto Assistido por Computador) utili-zado pela primeira vez no inicio dos anos 60 pelo pesquisador do Massachussetes Institute of technology (M.I.T) Ivan Sutherland. O termo CAD pode ser definido como sendo: o processo de projeto que se utiliza de técnicas gráficas computadorizadas, através da utilização de programas (software) de apoio, auxiliando na resolução dos problemas associados ao projeto.

Por sua vez, a sigla CAM (Computer Aided Manufacturing - Fabricação Assistida por Computador) refere-se a todo e qualquer processo de fabricação controlado por computador. Sua origem remonta-se ao desenvolvimento das máquinas controladas numericamente (C.N.) no final dos anos 40 e inicio dos 50. Quando estas máquinas começaram a ser controladas por computador, no fim dos anos 50 inicio dos 60, surgiu o termo C.N.C. Atualmente a sigla (CNC) engloba diversos processos auto-máticos de fabricação, tais como; fresamento, torneamento, oxicorte, corte a Laser, entre outros. Assim sendo, o termo CAM é empregado para todas estas disciplinas e para qualquer outra que possa surgir.

A tecnologia CAD/CAM corresponde à integração das técnicas CAD e CAM num sistema único e completo. Isto significa, por exemplo, que pode-se projetar um componente qualquer na tela do computador e transmitir a informação por meio de interfaces de comunicação entre o computador e um sistema de fabricação, onde dito componente pode ser produzido automaticamente numa máquina CNC.

Podemos dizer que atualmente este conceito de sistema integrado de projeto e fa-bricação assistido por computador corresponde à idéia de CIM (Computer Integra-ted Manufacturing - Fabricação Integrada por Computador), cuja base teve inicio na década passada com o propósito de aumentar a produtividade industrial. Por outro lado, deve-se ressaltar que a chave do processo produtivo reside na integração global através de uma Base de Dados que seja comum ao projeto e a fabricação.

Sistemas CAD/CAM caracterizam-se por centralizar a execução de diversas ativi-dades relacionadas ao processo produtivo, compreendo desde o projeto mecânico (CAD) e análise estrutural (MEF), passando pela escolha adequada das máquinas e processos de manufatura e a conseqüente geração automática das trajetórias das máquinas CNC. Para tanto torna-se cada vez mais importante o domínio das técni-cas computacionais e gerências envolvidas neste tipo de processo integrado de fa-bricação. Assim como, o treinamento dos profissionais envolvidos na área.

Como visto anteriormente, na atualidade, o êxito de um novo produto depende, não somente, da sua qualidade e funcionalidade, como também da rapidez com que é introduzido no mercado, neste aspecto a denominada Prototipagem Rápida, vem ganhado um espaço considerável na solução destes problemas. A adoção da tec-nologia de Prototipagem Rápida permite, entre outros, o desenvolvimento de peças ou protótipos, pequenas séries, modelos ou moldes em tempos curtos e a custos razoáveis.

A Prototipagem Rápida compreende um conjunto de tecnologias que permitem a produção rápida de uma peça tridimensional numa máquina especial. Basicamente, o concepção deste tipo de processo baseia-se na aplicação dos princípios da tec-nologia CAD/CAM, onde um modelo sólido é desenvolvido e transferido eletronica-mente desde a base de dados de um CAD para uma máquina de prototipagem ou diretamente desde um sistema de fabricação assistido por computador (CAM),. O modelo CAD poderá igualmente ser utilizado para visualizar o comportamento do modelo, num programa como os de modelagem por elementos finitos (FEM).

Este trabalho pretende formar uma base de conhecimento na tecnologia CAD/CAM visando a Prototipagem Rápida de produtos, não só para produtos industriais, como também em aplicações não tradicionais como o desenvolvimento de protesis e mecanismos ortopédicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário