Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SCM



SCM - Supply Chain Management


Bem, suponha-se que o pedido colocado naquela mesma empresa que acabou de implantar um software de gestão empresarial seja de um mercado que necessita repor seu estoque de refrigerantes para o fim de semana, e já seja quinta-feira. Digamos ainda que a empresa em questão seja uma produtora e engarrafadora de bebidas. De que irá adiantar todo um complexo sistema que garanta a disponibilidade do produto no tempo certo se o cliente não puder contar com os refrigerantes no mercado na sexta a tarde? Do pedido à entrega do produto ao local de venda ou distribuição, existe uma via crucis capaz de derrubar empresas. Ou colocá-las no topo para aquelas que conseguirem vencer o desafio da logística de materiais: dispor dos produtos no tempo certo, no local exato e na quantidade esperada, e tudo isto ao menor custo possível de operação. Esta logística começa muito antes do pedido, já na entrega da matéria-prima do fornecedor ao fabricante, passando depois por eventuais atacadistas, transportadores, varejistas e finalmente do estoque do mercado para a casa do cliente. É por isto que, depois da arrumar a própria casa, as empresas estão se preocupando também em arrumar a casa dos outros, buscando para tanto soluções adequadas ao gerenciamento de sua cadeia logística, ou como é conhecido no mercado, atacar a questão do SCM (Supply Chain Management).
Não é a toa que grandes empresas que engarrafam bebidas, por exemplo, estão investindo milhões na aquisição de softwares capazes de gerenciar e controlar as rotas de seus caminhões de distribuição. Estes sistemas chegam à sofisticação de considerarem em sua programação dados históricos de horários de pico e vias de tráfego normalmente congestionadas, para determinarem a rota de menor custo e maior eficiência. Assim, programa-se um horário mais adequado para um caminhão passar em uma avenida que geralmente fica muito congestionada às 10:00 horas da manhã. O caminhão poderá passar por ali um pouco mais a tarde, e em uma seqüência de entrega em que não seja necessário passar pela avenida mais do que uma vez, atendendo no entanto todos os pontos de vendas solicitantes. E todo o processo será feito de forma dinâmica, de modo que cada dia será possivelmente diferente do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário